Só Templates

Créditos



Layout by



sexta-feira, 5 de novembro de 2010



AVES

As aves constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas.

Origem:Evidências fósseis e análises biológicas intensas tem demonstrado que as aves descendem dos dinossauros terópodes. Mais especificamente, elas são membros do clado Maniraptora, um grupo de terópodes que inclui as famílias Dromaeosauridae e e Oviraptoridae

Evoluções:As aves se diversificaram numa grande variedade de formas durante o período Cretáceo. Muitos grupos retiveram características primitivas, como garras nas asas e dentes, embora os dentes foram perdidos independentemente em vários grupos de aves. Enquanto as formais primitivas, como o Archaeopteryx e o Jeholornis, retiveram os longos ossos da cauda dos seus ancestrais, as caudas das aves mais avançadas foram encurtadas com o advento do osso pigóstilo no clado Pygostylia.

No seu caminho evolutivo, as aves adquiriram várias características essenciais que permitiram o voo ao animal. Entre estas podemos citar:

*Endotermia(que utilizam o calor interno para manter a temperatura corpórea)
*Desenvolvimento das penas
*Desenvolvimento de ossos pneumatizados
*Perda, atrofia ou fusão de ossos e órgãos
*Desenvolvimento de um sistema de sacos aéreos
*Postura de ovos
*Presença de quilha, expansão do osso esterno, na qual se prendem os músculos que movimentam as asas
*Ausência de bexiga urinária
*Ausência de dentes
*Corpo leve e aerodinâmico

As penas, consideradas como diagnóstico das aves atuais, estão presentes em outros grupos de dinossauros, entre eles o próprio Tyrannosaurus rex. Estudos apontam que a origem das penas se deu a partir de modificações das escamas dos répteis, tornando-se cada vez mais diferenciadas, complexas e, posteriormente, vieram a possibilitar os voos planado e batido.

RECORDS

A ave que conseguiu o record de tempo em voô sem pousar foi um fuselo fêmea que percorreu 11 570 quilômetros entre o delta do rio Yukon, no Alasca, e a costa da Nova Zelândia – distância que equivale a cerca de um quarto da circunferência da Terra!

O record da ave que voou mais alto pertence a o ganso indiano voa a 9 000 metros, a mesma altura dos jatos comerciais. É que ele passa o inverno no nordeste da Índia, ao nível do mar. Na primavera, migra para os lagos do Tibete, onde choca seus ovos. Só que no meio do caminho tem o Himalaia, a mais alta cadeia de montanhas do mundo — com altitudes de até 8 800 metros. Todo ano ele as atravessa. Outro recordista de vôo em altura é uma ave da mesma região, o abutre do Himalaia, que também passeia a 9 000 metros do chão.

Enquanto isso o record de maior ave que consegui voar pertence ao Condor dos Andes ou Condor Andino, é a maior e mais pesada ave que voa, existente sobre a face da terra, pesa cerca de 12 Kg e sua envergadura pode chegar a 03 metros, quando pousado sua altura média é de 1,10 mt.
Esta imensa ave, povoa a econsta das montanhas imponentes, a mais de 5000 metros de altitude, na desolada cordilheira andina. Quanto avestruz é a mais rápida, mas não voa.