Só Templates

Créditos



Layout by



sábado, 10 de abril de 2010

Filosofia - Politica



A palavra é o principal instrumento da vida pública e da atividade politica.
O uso da palavra possibilita o debate,a discussão e a argumentação.A arte politica se desenvolver,então,como o exercicio de linguagem.A usar a palavra em praça publica.Os cidadões deliberam sobre os destinos da cidade.

Geografia - Resumo


No inicio do periodo colonial,a coroa portuguesa sonhava encontrar pedras preciosas e ouro no Brasil.Mas No Primeiro Momento Nada Foi Encontrado:aqui,ao contrario do que ocorrera nas possessões espanholas,as jazidas estavam longe do mar e dos olhos dos conquistadores.
Essa madeira tinha um grande valor na Europa,o pau-brasil e dele saia um pigmento avermelhado muito usado no tingimento de tecidos.
O pau-brasil era encontrado principalmente na Mata Atlântica,floresta que originalmente recobria uma extensa faixa costeira,que se estendia do Rio Grande Do Norte ao Rio Grande Do Sul.
Entre 1534 e 1536,o território brasileiro foi dividido em faixas de terra,e estas foram doadas a ricos comerciantes e nobres portugueses,que ficaram conhecidos como donatários como cada uma dessas unidades territoriais poderia ser herdadas pelos filhos dos donatários foram chamadas de capitanias hereditárias.
Assim poucos anos depois de criadas,as capitanias hereditárias foram abandonadas.Mas deixaram uma marca que ainda está presente em nosso país:Grandes extensões de terras nas mãos de poucos,enquanto uma grande parte da população brasileira continua sem terra e sem moradia.
A cana-de-açúcar foi trazida ao Brasil,no século XVI(século 16),por Martim Afonso De Sousa.Portugal tinha experiência do cultivo dessa planta em sua colónia das ilhas dos Açoares e da madeira e já abastecia com açúcar grande parte da Europa.
Os holandeses sempre foram os grandes financiadores do Brasil.Eles emprestavam dinheiro para que os donos de engenhos comprassem escravos,e os donos de engenhos pagavam com açúcar,cujo o comércio na Europa era controlado pelos holandeses.
O ciclo da mineração levou as pessoas a trabalharem também em outras atividades das quais voltadas para produção e distribuição de alimentos.