Só Templates

Créditos



Layout by



quinta-feira, 8 de julho de 2010

Tecnologia Usada No Estudo Do Vulcão - Feira

..Jim Kauahikaua, um geofísico, usa a nova tecnologia para estudar os vulcões.
O moderno equipamento que utiliza inclui uma câmara de infra-vermelho para determinar a localização exata de lava que corre por baixo da superfície.
Equipamentos geo-eléctrico, permite aos cientistas registrar medições ao longo de uma trilha pré-marcadas.
Os dados recolhidos a partir desta nova tecnologia permite aos cientistas para determinar as mudanças na velocidade e direção do fluxo de lava para o mar.

Vulcão - Feira


..a técnica usada para estimar o seu tempo de existência do vulcão é similar ao método empregado pelos botânicos para avaliar a idade das árvores. Consiste na análise do tronco e de seus anéis de crescimento, que geralmente marcam cada ano de vida da árvore. A maioria das árvores é formada por uma série de anéis duplos (claros e escuros). Contando-se esses anéis é possível calcular há quanto tempo ela existe. “Jamais pensei nessa técnica para descobrir o histórico de um vulcão. É um passo importante que ajuda na previsão de uma nova explosão”, diz Vilma Campanha, pesquisadora em geociências da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

..Para conhecer as diversas fases da história dos vulcões e dos fenômenos naturais que antecedem as suas erupções, os especialistas combinaram a análise dos elementos radioativos dos cristais com o tamanho dos grãos que se acumulam no topo de sua cratera. Isso foi feito com o auxílio de um potente microscópio, mesma tecnologia empregada para calcular a idade das rochas lunares coletadas nas missões espaciais americanas Apolo. Erupções ficam famosas na história quando causam grandes desastres ecológicos ou devastam regiões e matam os seus habitantes. Mas o fato é que, diariamente, pelo menos quatro vulcões entram em atividade, o que faz a Terra parecer um perigoso campo minado. Os pesquisadores tomam quatro deles como exemplo – quatro estrelas italianas dessa pirotecnia da natureza: o vulcão Stromboli, que tem erupções relativamente delicadas e freqüentes (a cada 20 minutos); os vulcões Teide e Vesúvio, com erupções de escala média; e o Campos Flegrei, o mais explosivo deles.